Instituto Pensar - Luciano Ducci participa de live nesta terça sobre cannabis medicinal

Luciano Ducci participa de live nesta terça sobre cannabis medicinal

por: Laura Moschoutis


O deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) participa nesta terça-feira (25) de um debate sobre a cannabis medicinal. O socialista é o relator do projeto de lei (PL 399/2015) que trata do tema. A live contará com a participação do coordenador do site Socialismo CriativoDomingos Leonelli; do presidente da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Nacional, Tony Sechi; e da presidente da JSB Paraná, Luana Florentinno.

live será transmitida ao vivo, a partir das 19h, pela página no Facebook do Socialismo Criativo e da JSB.

Uso medicinal da cannabis

A proposta relatada por Ducci altera a Lei 11.343/06, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e que autorizou o plantio de espécies como a cannabis para fins científicos ou medicinais, em local e prazo determinado, mediante fiscalização.

Segundo o parlamentar, o projeto apenas regulamenta a legislação vigente e vai ajudar as famílias de pacientes que fazem uso de derivados da cannabis, por não terem respondido bem a outras terapias ou por terem efeitos colaterais aos medicamentos disponíveis no mercado.

"Esse projeto trata de saúde, de reconhecer as propriedades terapêuticas desta planta que já foram comprovadas cientificamente e que visa ajudar as pessoas, atuando no tratamento de suas dores, crises convulsivas, efeitos adversos de tumores agressivos e de doenças crônicas ainda incuráveis. O nosso único objetivo é proporcionar bem estar aos brasileiros.?
Luciano Ducci

Acesso a cannabis medicinal ainda é exclusivo 

De acordo com o relatório de Ducci, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a autorizar a importação de medicamentos à base de cannabis, em 2015, os pedidos de autorização aumentaram de maneira expressiva. No início do ano de 2020, havia cerca de 7,8 mil pacientes cadastrados para importar estas medicações.

Segundo o deputado, os produtos importados são, contudo, vendidos a preços proibitivos para a grande maioria da população brasileira. A caixa de Mevatyl ? um dos medicamentos autorizados e registrado na Anvisa ? com três frascos de 10 mililitros (ml) custa por volta de R$ 3 mil. Mesmo antes do registro, houve casos de pacientes que recorreram à judicialização para obter medicamentos canabinoides pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Juventude quer debater o projeto

Tony Sechi, presidente da JSB, explica que a transmissão ao vivo tem como objetivo o diálogo da juventude com Luciano Ducci, já que o deputado é, além de relator do projeto, médico, e teria por isso compreensão da importância do tema e do impacto positivo que a aprovação trará para as famílias que dependem da substância.

"Luciano sabe por experiência o alívio que essa regulamentação pode trazer pras famílias que precisam dos tratamentos à base de cannabis, hoje muitas vezes inviabilizado pelo preço da importação. No Brasil não temos essa regulamentação ainda por causa de um tabu de costumes que acaba prejudicando muitas pessoas, na sua maioria crianças e idosos.?
Tony Sechi

Bolsonaro contra projeto

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) adiantou no dia 17 de maio, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, que vetará o PL caso ele seja aprovado pelo parlamento e encaminhado para a sua sanção. "Se chegar para mim, eu veto. Engraçado que a maconha pode e cloroquina não pode. A esquerda sempre pega uma oportunidade para querer liberar as drogas?, comentou.

Com informações de Agência Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: